Negra Florindo: Transformando vidas e resgatando a autoestima através das tranças
Por Mayssa Ludmila* |
Fotos: Mayssa Ludmila |
Janny Messias trabalha com tranças há 6 anos, e com o passar do tempo, mais pessoas tomaram conhecimento e passaram a gostar do seu trabalho, permitindo com que ela se dedicasse definitivamente a essa nova profissão. Com o reconhecimento, conseguiu criar seu primeiro espaço de beleza, o “Negra Florindo”, que funciona de segunda a sexta-feira por agendamento, e que está localizado na Av. Canaã, n° 4848, setor 02.
Em entrevista exclusiva ao Portal No Ar Ariquemes, Janny deu mais detalhes de como começou esse trabalho e porque decidiu se dedicar a ele.
“Assim que comecei a trançar meus cabelos, tive minha primeira cliente e bom rendimento, meu trabalho ficou bem reconhecido depois dessa primeira experiência. Com isso, as demandas foram aumentando e eu comecei a fazer de pessoas conhecidas que me pagavam pra fazer esse serviço”, disse ao relembrar o início de sua trajetória profissional.
Janny também falou sobre como foi pra ela largar o emprego formal que tinha para se dedicar apenas ao seu próprio empreendimento.
“Com as tranças eu conseguia ter a liberdade de tempo que eu sempre quis e no entanto não era possível com o trabalho anterior (CLT) — Então comecei a investir em rede sociais, trabalhar melhor a divulgação, trazer novidades do mundo das tranças, fiz um curso de aprimoramento, tudo para melhor desempenho e conforto de meus novos clientes”, ressaltou.
Aumentando a autoestima das clientes.
Trabalhar com a autoestima das pessoas é algo que Janny gosta bastante e é uma de suas motivações diárias para continuar exercendo o seu trabalho. Ainda durante a conversa, ela contou sobre o brilho no olhar de cada cliente que atende.
“É uma conexão muito forte com as pessoas, me sento à vontade e orgulhosa quando vejo reação de cada das minhas clientes ao ver a transformação dos cabelos”, afirmou.
Não é raro encontrar pessoas que têm de esconder quem realmente são e como têm que lidar com seus próprios cabelos por conta de olhares julgadores. É importante que espaços como o “Negra Florindo” ajudem as mulheres negras a se sentirem bem com os cabelos em meio a tanto racismo vivido diariamente, bem como o resgate da autoestima de todas essas pessoas seja elas homens ou mulheres.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes.