Selo Unicef será concedido a Manacapuru por avanços em políticas públicas para crianças e adolescentes
Da Redação |
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP |
O município de Manacapuru alcançou as metas para obtenção do Selo Unicef edição 2021-2024. O anúncio foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa visa estimular e reconhecer avanços concretos nos municípios, em relação às políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e adolescentes. Além de Manacapuru, mais 27 municípios do Amazonas irão receber o selo.
A premiação será realizada no dia 5 de dezembro, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Estavam inscritos nesta edição 55 municípios, que passaram por avaliação. A quantidade dos que conseguiram aprovação para a certificação, este ano, é mais de três vezes maior do que no período de 2017-2020. Na edição anterior, apenas oito dos 61 municípios do interior do Amazonas haviam alcançado as metas.
Entre os indicadores melhorados no Amazonas estão a cobertura de vacinação pela tríplice viral, que nos 28 municípios cresceu 8,8%, índice maior que a média nacional, que foi de 2,6%. O índice de abandono escolar reduziu 39,3%, enquanto o nacional foi de 38%.
A metodologia aplicada envolveu o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de iniciativas que promovem o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para chegar aos resultados, as cidades certificadas se empenharam em melhorar a educação, investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes de violências e garantir proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Certificação
Ao todo, os municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.
Os municípios que não conseguiram alcançar as metas poderão candidatar-se novamente para a próxima edição.
*Com informações da assessoria