O Pirarucu de Casaca é uma figurinha carimbada no menu dos apaixonados por peixes da região Norte. A chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto, preparou a sua versão do prato, que você confere abaixo:
Ingredientes
- 1 kg de pirarucu salgado;
- 1,5 kg de mandioca sem o fio central;
- 2 batatas;
- Óleo de milho para fritar;
- ½ cebola em tiras;
- 3 dentes de alho picados;
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 3 tomates sem pele e sem sementes cortados em tiras;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- ½ de xícara (chá) de azeitona verde picada;
- ½ maço de salsinha picada;
- 1 copo (americano) de leite;
- 1 copo (americano) de farinha de mandioca grossa ou farinha d’água;
- 2 bananas-da-terra em fatias finas na vertical;
- 3 ovos cozidos em rodelas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Modo de preparo
- Dessalgue o pirarucu em água gelada por 20 horas, trocando o líquido três ou quatro vezes.
- Cozinhe a mandioca com água salgada até cobrir; retire do fogo quando estiver desmanchando. Bata no liquidificador com a água do cozimento e reserve.
- Rale a batata e deixe de molho em água com gelo por 30 minutos. Frite em óleo quente, até dourar levemente. Espere esfriar e guarde em um pote fechado para não murchar.
- Corte o peixe em lascas. Refogue a cebola e metade do alho no azeite. Junte o pirarucu, refogue um pouco e acrescente o tomate e a azeitona. Quando o peixe estiver cozido, acerte o sal e adicione a salsinha.
- Refogue o alho restante em 1 colher (sopa) de manteiga. Junte o creme de mandioca, o leite, o sal e a pimenta-do-reino. Espere aquecer.
- Em uma travessa, espalhe uma camada fina do creme de mandioca. Cubra com o pirarucu e faça nova camada de creme. Polvilhe a farinha de mandioca.
- Grelhe a banana-da-terra em 1 colher (sopa) de manteiga e distribua sobre a farinha. Decore com os ovos e a batata palha e sirva. Bom apetite!