Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Farofa temperada faz sucesso na Expoacre Juruá; veja outras iguarias acreanas que se destacaram durante evento

Por Redação* | Foto: José Caminha/Secom Acre |

 

Tapioca feita na hora, acompanhada de chá de cerejeira; inhame branco e roxo; caldo de cana e farofa de gengibre e manjericão, entre outras iguarias de encher os olhos e dar água na boca. Assim estava o espaço do produtor, montado na Expoacre Juruá, no último fim de semana, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

O espaço era dedicado a produtores e durante o evento, se tornou uma vitrine com a possibilidade de negócios. Um desses produtores estava Adauto de Paula que vendia farofas temperadas. Uma delas de manjericão e gengibre e outra apimentada. Antes de fechar negócio, o cliente podia dar uma provinha.

“A nossa cooperativa tem quatro anos e um pouquinho. E agora, com esse produto, está com três anos que a gente está trabalhando com ele. Na verdade, primeiro a gente começou com um produto de inovação na questão da farinha. Eu acho que foi uma das primeiras farinhas temperadas que surgiram aqui no estado. Mas, por algumas questões, a gente queria colocar um produto realmente de qualidade na mesa do nosso cliente”, contou.

Segundo ele, a farofa com pimenta é a queridinha dessa edição, mas admite que muita gente tem se surpreendido com a farofa de gengibre e manjericão. “Às vezes as pessoas têm um receio com o gengibre, que aqui na nossa região não é usado tanto como tempero, mas quando as pessoas provam se surpreendem porque é muito bom.”

Tapioca com chá de cerejeira

Com uma casa de farinha montada em meio ao estande, Izaías Almeida, que mora na comunidade do Alto Pentecoste, em Mâncio Lima, estava vendendo farinha de todos os tipos e também fazendo uma tapioca quentinha acompanhada de um chá de cerejeira. Mais típico do que isso impossível.

A sacada de servir a tapioca com o chá foi um diferencial. Ao mesmo tempo que os visitantes podem conhecer todo o processo da produção, degustam a tapioca feita na hora, um dos produtos queridinhos do acreano. “Superou o que a gente estava esperando para a venda, porque aqui é mais para exposição, mas conseguimos vender bem”, avaliou.

A tapioca vendida por ele é a tradicional, molhada no leite de coco. “O chá também fez sucesso. As pessoas deixam de tomar o café para tomar nosso chá”, disse Izaías. A organização da Expoacre Juruá informou que, nas quatro noites, cerca de 120 mil pessoas passaram pela feira.

 

*Com informações de assessoria de imprensa 

#culinaria #cultura #cruzeirodosul #acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Culinária